domingo, 9 de novembro de 2014

26/06/14 - 15h22

Prefeitura de Ribeirão inicia castração em cães e gatos em julho


http://onganimaisasa.blogspot.com.br/2011/06/cachorra-e-resgatada-e-da-luz-15.html#.VF_tOzTF9qU


A prefeitura de Ribeirão Preto inicia em julho, durante 14 meses, castração e identificação de cães e gatos. O projeto “Identificação e Controle da População de Cães e Gatos”, contará com recursos no 
valor de R$500 mil e contrapartida da Prefeitura de R$48 mil.Fonte: Ribeirão Preto Online
Em julho começará a primeira etapa do programa que consiste em cadastramento dos animais domésticos, que posteriormente serão castrados pelo serviço veterinário conforme agendamento realizado.
O serviço será executado de acordo com a demanda da região, priorizando os animais da população de menor renda, as fêmeas jovens de caninos e felinos domésticos, mas com a intenção de atender a toda população interessada no projeto.
Zootecnista e chefe do Bosque/Zoo Fábio Barreto, Alexandre Gouvêa, a questão do controle da população de cães e gatos tornou-se um problema de saúde pública.  “O sacrifício de animais, em todo o Estado de São Paulo, foi proibido pela Lei estadual nº. 12.916, de 16 de abril de 2008, portanto a solução é a castração do maior número possível de animais e sua identificação, para que os responsáveis pelos animais cadastrados sejam cobrados se houver maus tratos”, explicou.
De acordo com Gouvêa, a castração, além de coibir crias indesejadas, também diminui a probabilidade de doenças. “Tumor de mama, tumor de próstata, piometra (tumor nos ovários de cadelas) e doenças infectocontagiosas. A identificação possibilita a devolução dos animais perdidos diminuindo o risco de transmissão de zoonoses”, finalizou.
 Durante os procedimentos de cadastramento, o munícipe deverá receber orientações básicas de posse responsável, bem estar e cuidados com animais, por folders ou cartilhas impressas.


Prefeitura de Ribeirão inicia castração em cães e gatos em julho

Nenhum comentário: