quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Comunidade Parceira - AMALBA ;CPMA








Atuando em nosso município  desde 2005, a CPMA/RP- CENTRAL DE PENAS ALTERNATIVAS DE RIBEIRÃO PRETO, em comemoração aos seus  10 anos de atuação, reuniu nesta manhã as Instituições Parceiras, na busca do fortalecimento desse vínculo, proporcionando na oportunidade, condições de reflexões, orientações e  debates além da troca de experiências na construção dessa caminhada até aqui do Programa de Prestação de Serviços junto a Comunidade local.

Desse encontro agradável  podemos afirmar do  nosso orgulho em fazermos parte das instituições parceiras, e dos resultados positivos que vimos obtendo enquanto comunidade ,e  da contribuição mútua .
É sempre  positivo relembrar ou conhecer, para quem ainda  não conhece, quem é e como funciona esse programa, lembrando que nas adversidades da vida, a qualquer tempo, qualquer um de nós, poderemos estar na situação de um apenado. E que é sempre sinal de generosidade e maturidade, ter um olhar mais consciente e humano para quem cometeu um delito, seja  de que grau for!


O vice-prefeito, Paulo Pastori, acompanhado pelo secretário-adjunto estadual de Administração Penitenciária, Clayton Nunes, inaugurou a Central de Penas e Medidas Alternativas de Ribeirão Preto




Ribeirão Preto, 03 de Setembro de 2.005
Inaugurada Central de Penas e Medidas Alternativas de Ribeirão Preto
Com a presença do vice-prefeito, Paulo Pastori, foi assinado também o 1ª Termo de Cooperação Técnica entre a Administração Municipal e a Secretaria de Assuntos Penitenciários
Com o objetivo de acompanhar e fiscalizar a aplicação das penas de prestação de serviços à comunidade, foi inaugurada nesta sexta-feira, em Ribeirão Preto, uma Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) – a 16ª a entrar em funcionamento no Estado de São Paulo. O local escolhido foi o prédio onde já funciona a Funape (Fundação de Amparo ao Preso) de Ribeirão Preto, no bairro Parque Ribeirão Preto.



Na solenidade de inauguração, o vice-prefeito, Paulo Pastori, na ocasião representando o prefeito Welson Gasparini, descerrou a placa com o secretário-adjunto da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado, Clayton Alfredo Nunes, o juiz de direito do Fórum de Ribeirão Preto, Luiz Augusto Freire Teotônio e o diretor do departamento de Reintegração Social da Secretaria de Administração Penitenciária, Mauro Rogério Bittencourt. A cerimônia contou também com a participação de vereadores, representantes de Secretarias Municipais e demais autoridades.
“A administração municipal está sempre a disposição da Secretaria Penitenciária e todos nós congregamos para que essas pessoas possam ter uma assistência e contribuir dessa forma para que os mesmos voltem a ter um espaço na sociedade”, destacou o vice-prefeito Paulo Pastori.
CPMA - As penas em questão se aplicam a condenados até quatro anos para crimes dolosos sem envolvimento de violência (infrações de trânsito ou porte de entorpecentes, por exemplo), no caso de não-reincidentes, e condenados por crimes culposos. O programa de penas e medidas alternativas funciona na SAP desde 1997. Nesse período, já passaram por acompanhamento 13,8 mil prestadores. Atualmente, são 3.736 casos em acompanhamento nas 15 CPMAs existentes, um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado.
Dentre as vantagens das CPMAs para os beneficiários, estão a manutenção do convívio social e familiar, a eliminação dos malefícios na vivência em ambiente prisional e o baixo custo para a sociedade.

Nenhum comentário: