sábado, 31 de maio de 2014

A perigosa brincadeira de pegar rabeira faz vítima fatal em nossa comunidade




Adolescente de 16 anos morre após pegar 'rabeira' em Ribeirão Preto

Vítima estava de bicicleta com um amigo da mesma idade; após caírem, um carro passou por cima da perna do jovem




30/05/2014 - 11:32

Pegar rabeira faz mais uma vítima em nossa região
Weber Sian / A Cidade
O tio do rapaz morto, José Carlos, diz que ninguém teve culpa (Foto: Weber Sian / A Cidade)
Notícia atualizada ás 23h16
Um adolescente de 16 anos morreu e outro, da mesma idade, ficou ferido, após serem atropelados enquanto pegavam carona na “rabeira” de uma motocicleta. O acidente aconteceu na noite desta quinta-feira (29), no Jardim Procópio, bairro da zona Norte de Ribeirão Preto.
Os dois andavam de bicicleta e pegaram a “rabeira” com um amigo que dirigia uma moto. Ao passarem por um desnível no asfalto, eles perderam o controle e se soltaram da moto, caindo no chão.
Nesse momento, um carro que vinha no sentido contrário os atropelou. Uma jovem de 22 anos, que conhecia os rapazes, conduzia o veículo. Ela e o motociclista prestaram socorro às vítimas, que foram levadas à Santa Casa.
Segundo o boletim de ocorrência (BO), um dos adolescentes não resistiu aos ferimentos e morreu, com politraumatismo grave. O outro menino teve apenas um ferimento no pé.
Choque
O comerciante José Carlos Soares, 57 anos, tio do rapaz que morreu, não responsabiliza o motociclista nem a garota pela morte do sobrinho. Ele disse esperar que o acidente sirva de alerta para os demais adolescentes. “Não existe um culpado, mas o acidente poderia ter sido evitado”.
O padrasto da jovem que dirigia o carro, André Luís Faustino, 41 anos, contou que a menina está em estado de choque.
Segundo ele, a jovem teve que ser medicada e não quer sair de casa. “Não teve jeito de desviar ou frear. Foi uma fatalidade”.
Em fevereiro, prática feriu outro menino
Em fevereiro deste ano, um menino de 12 anos ficou ferido ao cair da bicicleta enquanto pegava “rabeira” em um ônibus escolar no bairro Jardim Paiva, zona Oeste. De acordo com a Polícia Militar, o garoto se desequilibrou quando o motorista do coletivo fez uma curva. O menino caiu no chão e sofreu escoriações. O ônibus passou por cima da bicicleta.
No ano passado, outros três casos de “rabeira” foram noticiados pelo A Cidade. Um deles, em janeiro, também resultou em morte.
Em outubro, um garoto de quatro anos precisou passar por atendimento médico após bater a cabeça em um ônibus no qual pegava carona de bicicleta, no Jardim Paiva. No mesmo mês, a equipe de reportagem registrou um vídeo que mostra jovens pegando “rabeira” em um ônibus na avenida Dom Pedro I, no Ipiranga, zona Norte.

fonte> http://www.jornalacidade.com.br/noticias/cidades/NOT,2,2,956630,Adolescente+de+16+anos+morre+apos+pegar+rabeira+em+Ribeirao+Preto.aspx

domingo, 11 de maio de 2014

E ela respondeu: "Nada é mais volúvel que um coração de mãe".




Perguntaram a uma mãe qual era seu filho preferido.


E ela respondeu:
"Nada é mais volúvel que um coração de mãe".

O filho predileto, aquele a quem me dedico de corpo e alma é o meu filho doente até que sare
O que partiu, até que volte.
O que está cansado, até que descanse.
O que está com fome, até que se alimente
O que está com sede, até que beba.
O que está estudando, até que aprenda
O que está nu, ...até que se vista.
O que não trabalha até que se empregue
O que namora, até que se case.
O que casa até que conviva.
O que é pai, até que crie os filhos.
O que prometeu, até que cumpra.
O que chore, até que cale.
O que me deixou, até que o reencontre. A.d

Por Ivaneide  HenriqueOs barcos atenderão aos municípios segundo a solicitação das prefeituras.




sábado, 10 de maio de 2014

Projeto Farmácia Viva - Medicinais Populares

O início


A foto já diz tudo. Espaço abandonado, que foi aos poucos se tornando depósito de  entulho,  amontoados de lixo, aumentam o vandalismo, entristecem as cidades, diminuem a auto-estima dos moradores.

Aqui no caso, parte dela foi escolhida pelos moradores na rua, como ponto de encontro diário, para usos de bebidas e  até mesmo drogas ilícitas. Eles não perturbam, mas é muito deprimente, assistir a esta cena todos os dias. E tem aqueles que acabam dormindo ali, ao relento.

Depois


A simples ação de remover o lixo, já deu outra cara ao espaço. E pareceu-me ter afastado os ''condôminos". Bem, pelo menos percebo uma mudança de atitudes: por exemplo: Eles  começam a se  preocupar com  a limpeza do local onde ficam algumas horas pela manhã e a tarde, recolhendo o lixo que produzem. Mantendo assim o local mais agradável; e já não permanecem por ali por tanto tempo como antes.

Começando um Jardim. Visão externa


Meu projeto é usar aquela área para iniciar uma farmácia viva, plantando medicinais mais conhecidos e usados.
Já estou pesquisando e "garimpando" junto aos moradores alguns exemplares. Enquanto a área vei sendo preparada e  arejada, as mudas vão sendo plantadas em caixas de leite, que depois irão para o local definitivo.
Devo deixar registrado também, que apenas nesta primeira fase já computei 14 escorpiões, inclusive bem onde alguns daqueles rapazes da foto acima, apoiavam a cabeça para dormir, de dia e também a noite. 

_Esse fato me tirou o sono. Arthur hoje conversou muito com um deles, que apresenta um ferimento infeccionado no braço esquerdo, que bem pode ser picada de inseto peçonhento, já que ele não sabe exatamente como surgiu. Ele chorou muito, e pareceu disposto a procurar a família, e buscar tratamento. Vamos esperar.

*Prometo retornar a esse assunto nos próximas postagens sobre o tema.


Reunião com o Conselho de Bairro Orestes lopes

Ribeirão Preto, 28 de abril de 2014

Acabamos de retornar de uma reunião junto aos moradores do jardim Orestes Lopes de Camargo.

Trocamos informações quanto as necessidades, dificuldades e anseios da comunidade.

Uma dinâmica interativa foi proposta pelas assessoras Ana e Adriana, que possibilitasse aos participantes expressarem seus pensamentos, através de gravuras,e no final, Ana deixou a reflexão sobre as mãos e suas possibilidades enquanto ferramentas para realizações de sonhos, formação de redes de ações em benefício a toda uma comunidade que fortalecida e organizada, tem o poder de fazer acontecer.

Pessoalmente, expus quanto a questão dos pontos de descartes de lixo e a possível contribuição da Administração Pública na ação da recolha programada de forma sistemática, eliminando assim, os  inúmeros pontos transformados em lixões em ambos os bairros, incluso aqui o Maria Casagrande lopes.

O desejo dos moradores, na figura de sua representante a senhora Elizabeth, é a construção de um parque na área verde por onde corre um córrego, que por não ser urbanizado, acaba recebendo descarte de lixo e até mesmo esgoto.

Ela relatou a existência de um Eco-Ponto no bairro, para a coleta de Pet, em acordo com um empresário e que o resultado é revertido em favor da sra. Carmem, que mantem um trabalho com adolescentes a anos com sua Escolinha de Circo.

Bem proveitoso este encontro.