sábado, 10 de maio de 2014

Projeto Farmácia Viva - Medicinais Populares

O início


A foto já diz tudo. Espaço abandonado, que foi aos poucos se tornando depósito de  entulho,  amontoados de lixo, aumentam o vandalismo, entristecem as cidades, diminuem a auto-estima dos moradores.

Aqui no caso, parte dela foi escolhida pelos moradores na rua, como ponto de encontro diário, para usos de bebidas e  até mesmo drogas ilícitas. Eles não perturbam, mas é muito deprimente, assistir a esta cena todos os dias. E tem aqueles que acabam dormindo ali, ao relento.

Depois


A simples ação de remover o lixo, já deu outra cara ao espaço. E pareceu-me ter afastado os ''condôminos". Bem, pelo menos percebo uma mudança de atitudes: por exemplo: Eles  começam a se  preocupar com  a limpeza do local onde ficam algumas horas pela manhã e a tarde, recolhendo o lixo que produzem. Mantendo assim o local mais agradável; e já não permanecem por ali por tanto tempo como antes.

Começando um Jardim. Visão externa


Meu projeto é usar aquela área para iniciar uma farmácia viva, plantando medicinais mais conhecidos e usados.
Já estou pesquisando e "garimpando" junto aos moradores alguns exemplares. Enquanto a área vei sendo preparada e  arejada, as mudas vão sendo plantadas em caixas de leite, que depois irão para o local definitivo.
Devo deixar registrado também, que apenas nesta primeira fase já computei 14 escorpiões, inclusive bem onde alguns daqueles rapazes da foto acima, apoiavam a cabeça para dormir, de dia e também a noite. 

_Esse fato me tirou o sono. Arthur hoje conversou muito com um deles, que apresenta um ferimento infeccionado no braço esquerdo, que bem pode ser picada de inseto peçonhento, já que ele não sabe exatamente como surgiu. Ele chorou muito, e pareceu disposto a procurar a família, e buscar tratamento. Vamos esperar.

*Prometo retornar a esse assunto nos próximas postagens sobre o tema.


Nenhum comentário: