quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Podas de árvores e limpeza das áreas públicas

                        

A prefeitura , através do departamento de parques e jardins, vem desde a semana passada procedendo a poda de árvores e corte de mato nas áreas verdes de nosso bairro. 

Já o fez na área da mata ciliar , e hoje cuida da praça das Tecnologias, conforme podemos conferir nas imagens.












Falta agora os moradores se sensibilizarem quanto  ao feio e nocivo hábito de jogar lixos em áreas pública. 
Conforme podemos  conferir nas imagens, já é bem visível  a quantidade de lixo, em geral sacos plásticos com lixo doméstico em meio a vegetação. Isso constitui um despropósito, visto que temos coleta regulamentar a cada dois dias, sem nenhum problema. Mas a quantidade de objetos atirados em áreas públicas é bem preocupante. Neste segundo semestre, já tivemos a limpeza pesada de todo o contorno da avenida Antonio Galão feito por máquinas e caminhões, de todo o entulho de reformas, e os lixos.

 Recolha de moveis descartados na borda do riacho nos pontos viciados, porém não durou nem uma semana. Aliás, enquanto os funcionários faziam  a limpeza, carroceiros descartavam  onde jã havia sido limpo.

Quero dizer: Paga-se a eles para retirar o entulho da sua porta, e jogar na porta alheia, visto que há residências ao longo da avenida, e é local de transito constante de crianças e jovens que frequentam as escolas. O  hábito de contratar esses profissionais é uma "faca de pois gumes, pois eles tiram daqui e jogam logo ali, dentro do próprio bairro, na primeira área que encontrem, sem a menor preocupação com o meio ambiente. E se lhes dissermos alguma coisa, logo ouviremos: "Vai caçar um tanque de roupa pra lavar dona Maria!". E como carroça em nossa cidade não tem placa, difícil fica identificar o dono, avisar a fiscalização também é inútil, porque até que cheguem no local, nada mais poderão fazer; ficar alimentando conflito com os carroceiros também não condiz com o bom senso, principalmente quando sabemos que não resultará em nada além de desgaste emocional para ambos.

É frequente a presença de urubus nesta área, exatamente porque  ali eles encontram alimento, nos lixos e animais mortos que são atirados no local.
Esta é uma situação grave e preocupante, cuja luta de alguns moradores preocupados com o bem comum tem se mostrado  improfícua, pois parece que a grande maioria não se incomodam com a aparência do bairro, nem se  importam com as consequências, como o aumento de ratos, baratas aranhas e escorpiões que chegam a nossas casas.

Fica o registro e a indignação, mas também a esperança de que nossa população desperte a consciência  de que para  uma vida melhor, é necessário que aprendamos a cuidar do nosso espaço que não se reduz apenas na nossa calçada e quintais. Todo o bairro é nosso espaço de convivência, e se ele estiver sujo, desorganizado insalubre e feio, representa resultado de nossa cultura. 
Mostramos aqui, e pretendemos mostrar sempre  as ações da Administração Pública com nosso bairro, mostrando tanto o que é feito a nosso favor, quanto o contrário, as ações anti sociais dos moradores, e que é necessário que cada um de nós façamos a nossa parte, para que possamos de fato e direito  "VIVER BEM EM COMUNIDADE"!

Nenhum comentário: